Fichamento 2 - Novas tecnologias na sala de aula.


Fichamento 2
  1. Identificação do aluno:
Jéssica Pereira Gomes
Universidade de Brasília – Faculdade de educação
Disciplina: Práticas Mediáticas na educação
1º de 2012
  1. Identificação do texto
CYSNEIROS, P. G. Novas tecnologias na sala de aula: melhoria do ensino ou inovação conservadora?
  1. Palavras-chave
Tecnologias, educação, professores.
  1. Sinopse do texto
         Ele começa dizendo a estrutura das escolas do nordeste e diz que são situações de desconforto e assim não ajudam para que a pedagogia deixe de ser tradicional. Depois fala a situação do professor que se encontra sobrecarregado com tantas atividades e com a desvalorização salarial, porém destaca o respeito que os alunos têm aqueles que mesmo com tantas dificuldades fazem aulas diferentes e criativas.
         A partir da sua experiência em escolas e universidades ele coloca algumas ideias para melhorar tal situação na questão de ter recursos inovadores nas escolas e nesse texto ele dar destaque a tecnologia. Tendo uma história marcada por insucessos por vários motivos, por exemplo: falta de recursos, resistência dos professores, burocracia institucional e equipamentos inadequados; a tecnologia na escola terá muita importância mesmo com esses empecilhos.
5.      Análise crítica
         Acho importante destacar quando ele diz que as tecnologias podem melhorar algumas atividades em sala de aula, porém é contra algumas coisas que colocam o professor como se fosse o dinossauro avesso a mudanças e para melhor entendimento ele faz a comparação dos objetos concretos de tempo e espaço real com os objetos virtual em telinhas bidimensionais. Portanto neste sentido concordo com ele e deixo a sugestão de haver uma interação entre os objetos para que nenhuns dos objetos sejam prejudicados e para professores e alunos terem mais recurso para um melhor aprendizado, ou seja, ora usar um, ora usar outro.
         Como ter tecnologias de ponta e escolas precárias? Essa pergunta é uma das principais implicações sobre o assunto da tecnologia e volto no momento em que ele diz das escolas do nordeste que nem tem disponível uma biblioteca atualizada. Outra implicação de grande importância é além dos conhecimentos adquiridos qual seria a utilidade da informática na escola? Logo o projeto EDUCOM que no texto é citado "responde" essa questão trazendo a informática para a formação dos alunos para o trabalho.
         Já tivemos vários projetos como citado a cima o EDUCOM foi um deles, hoje temos o PROINFO que quer colocar 100 mil computadores em escolas públicas e treinar 25 mil professores em dois anos.
         Em um segundo momento o conteúdo comentado no texto é a internet, que de fato tem um amplo campo de assuntos que podem melhorar a aprendizagem tornando assim importante para os educandos e educadores, mas tem que haver um limite porque o educando deve saber refletir sobre o que está vendo e que seja usado para o ato de educar.
         Uma das conclusões é que esses objetos virtuais proporcionam novos conhecimentos, com diferentes experiências, individualmente ou em grupos; possibilitando interferir nos processos educativos em aspectos positivos e negativos.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS
Read Comments

0 comentários:

Postar um comentário