Fichamento 1 - Visão Analítica da informática na educação no Brasil.


Fichamento
VISÃO ANALÍTICA DA INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO NO BRASIL: a questão da formação do professor. José Armando Valente. NIED-UNICAMP / PUC-SP .Fernando José de Almeida PUC-SP
Resumo:
O texto do Valente traz várias possibilidades para o entendimento do assunto mostrado, que é a visão do desenvolvimento da informática no Brasil e a evolução do computador no Brasil. Ele toma como exemplos para fazer uma comparação a implantação do mesmo assunto em outros países, que são eles: Estados Unidos da América e França. Para enriquecer mais o assunto ele fala da formação dos professores em informática na educação, onde diz das implicações dessa formação que é importante.
2. Citações principais do texto.
“Em diferentes países a introdução de computadores nas escolas não produziu o sucesso esperado, ou seja, os projetos ambiciosos, em grande escala, não têm conduzido aos objetivos programados, mesmo quando deixados ao sabor do livre mercado, como no caso do Estados Unidos ou quando são bem planejados em termos de público alvo, equipamentos, materiais, software, meios de distribuição, instalação e manutenção, como é o caso da França.”
“A formação do professor deve prover condições para que ele construa conhecimento sobre as técnicas computacionais, entenda por que e como integrar o computador na sua prática pedagógica e seja capaz de superar barreiras de ordem administrativa e pedagógica. Essa prática possibilita a transição de um sistema fragmentado de ensino para uma abordagem integradora de conteúdo e voltada para a resolução de problemas específicos do interesse de cada aluno. Finalmente, deve-se criar condições para que o professor saiba recontextualizar o aprendizado e a experiência vividas durante a sua formação para a sua realidade de sala de aula compatibilizando as necessidades de seus alunos e os objetivos pedagógicos que se dispõe a atingir.”
“... A nossa experiência observando professores desenvolvendo atividades de uso do computador com alunos tem mostrado que os professores não têm uma compreensão mais profunda do conteúdo que ministram e essa dificuldade impede o desenvolvimento de atividades que integram o computador.”
“... a presença dos microcomputadores permitiu também a divulgação de novas modalidades de uso do computador na educação como ferramenta no auxílio de resolução de problemas, na produção de textos, manipulação de banco de dados e controle de processos em tempo real. De acordo com essa abordagem, o computador passou a assumir um papel fundamental de complementação, de aperfeiçoamento e de possível mudança na qualidade da educação, possibilitando a criação de ambientes de aprendizagem. “
3. Comentários:
Primeiramente o artigo traz os marcos do desenvolvimento da Informática na educação nos países: Estados Unidos e França. Mas o que teria haver esses países com o Brasil? Falar do desenvolvimento da informática na educação nesses países foi importante porque o Brasil sofreu influencia sobre isso. É importante ressaltar que há diferenças do programa brasileiro em relação aos outros países, como França e Estados Unidos, é a questão da descentralização das políticas. No Brasil as políticas de implantação e desenvolvimento não são produto somente de decisões governamentais, como na França, nem consequência direta do mercado como nos Estados Unidos. A segunda diferença entre o programa brasileiro e o da França e dos Estados Unidos é a questão da fundamentação das políticas e propostas pedagógicas da informática na educação
 A partir dessa implantação da informática na educação, dou destaque no avanço tecnológico e nas mudanças pedagógicas, que deveriam está no mesmo nível, mas não estão porque apenas o avanço tecnológico de fato aumentou já as mudanças pedagógicas não acontecerão, pois não foram encontradas práticas realmente transformadoras. No artigo tem um exemplo de como seria essa prática, onde ele diz que poderia ter: criação de ambientes de aprendizagem, nos quais o aluno constrói o seu conhecimento, ao invés de o professor transmitir informação ao aluno. Tentando resolver essa problemática os microcomputadores foram utilizados como ferramenta no auxílio de resolução de problemas, na produção de textos, manipulação de banco de dados e controle de processos em tempo real. De acordo com essa abordagem, o computador passou a assumir um papel fundamental de complementação, de aperfeiçoamento e de possível mudança na qualidade da educação, possibilitando a criação dos ambientes de aprendizagem.
Finalizando com a formação do professor para exercer tal função, não é um assunto que o professor tem que saber apenas como usar o computador na sua disciplina, ele tem que saber desenvolver no contexto da escola suas práticas pedagógicas.
4. Questionamentos
Concordamos que é essencial a presença da informática na educação, pois ela aumenta o campo de conhecimento do aluno e do professor. Mas será que o profissional que está responsável por “apresentar” esse conhecimento está devidamente preparado?
5. Identificação do aluno
Jéssica Pereira Gomes
Universidade de Brasília - Pedagogia
2012

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