Fichamento 1 - Visão Analítica da informática na educação no Brasil.
Fichamento
VISÃO ANALÍTICA DA INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO NO BRASIL:
a questão da formação do professor. José Armando Valente. NIED-UNICAMP / PUC-SP
.Fernando José de Almeida PUC-SP
Resumo:
O texto do Valente traz várias possibilidades para o
entendimento do assunto mostrado, que é a visão do desenvolvimento da
informática no Brasil e a evolução do computador no Brasil. Ele toma como
exemplos para fazer uma comparação a implantação do mesmo assunto em outros
países, que são eles: Estados Unidos da América e França. Para enriquecer mais
o assunto ele fala da formação dos professores em informática na educação, onde
diz das implicações dessa formação que é importante.
2. Citações principais do texto.
“Em diferentes países a introdução de computadores nas escolas não
produziu o sucesso esperado, ou seja, os projetos ambiciosos, em grande escala,
não têm conduzido aos objetivos programados, mesmo quando deixados ao sabor do
livre mercado, como no caso do Estados Unidos ou quando são bem planejados em
termos de público alvo, equipamentos, materiais, software, meios de
distribuição, instalação e manutenção, como é o caso da França.”
“A formação do professor deve prover
condições para que ele construa conhecimento sobre as técnicas computacionais,
entenda por que e como integrar o computador na sua prática pedagógica e seja
capaz de superar barreiras de ordem administrativa e pedagógica. Essa prática
possibilita a transição de um sistema fragmentado de ensino para uma abordagem
integradora de conteúdo e voltada para a resolução de problemas específicos do
interesse de cada aluno. Finalmente, deve-se criar condições para que o
professor saiba recontextualizar o aprendizado e a experiência vividas durante
a sua formação para a sua realidade de sala de aula compatibilizando as
necessidades de seus alunos e os objetivos pedagógicos que se dispõe a atingir.”
“...
A nossa experiência observando professores desenvolvendo atividades de uso do
computador com alunos tem mostrado que os professores não têm uma compreensão
mais profunda do conteúdo que ministram e essa dificuldade impede o
desenvolvimento de atividades que integram o computador.”
“... a presença dos
microcomputadores permitiu também a divulgação de novas modalidades de uso do
computador na educação como ferramenta no auxílio de resolução de problemas, na
produção de textos, manipulação de banco de dados e controle de processos em
tempo real. De acordo com essa abordagem, o computador passou a assumir um
papel fundamental de complementação, de aperfeiçoamento e de possível mudança
na qualidade da educação, possibilitando a criação de ambientes de
aprendizagem. “
3. Comentários:
Primeiramente o artigo traz os marcos
do desenvolvimento da Informática na educação nos países: Estados Unidos e
França. Mas o que teria haver esses países com o Brasil? Falar do
desenvolvimento da informática na educação nesses países foi importante porque
o Brasil sofreu influencia sobre isso. É importante ressaltar que há diferenças
do programa brasileiro em relação aos outros países, como França e
Estados Unidos, é a questão da descentralização das políticas. No Brasil as
políticas de implantação e desenvolvimento não são produto somente de decisões
governamentais, como na França, nem consequência direta do mercado como nos
Estados Unidos. A segunda diferença entre o programa brasileiro e o da França e
dos Estados Unidos é a questão da fundamentação das políticas e propostas
pedagógicas da informática na educação
A partir dessa
implantação da informática na educação, dou destaque no avanço tecnológico e
nas mudanças pedagógicas, que deveriam está no mesmo nível, mas não estão
porque apenas o avanço tecnológico de fato aumentou já as mudanças pedagógicas
não acontecerão, pois não foram encontradas práticas realmente transformadoras.
No artigo tem um exemplo de como seria essa prática, onde ele diz que poderia
ter: criação
de ambientes de aprendizagem, nos quais o aluno constrói o seu conhecimento, ao
invés de o professor transmitir informação ao aluno. Tentando resolver essa
problemática os microcomputadores foram utilizados como
ferramenta no auxílio de resolução de problemas, na produção de textos,
manipulação de banco de dados e controle de processos em tempo real. De acordo
com essa abordagem, o computador passou a assumir um papel fundamental de
complementação, de aperfeiçoamento e de possível mudança na qualidade da
educação, possibilitando a criação dos ambientes de aprendizagem.
Finalizando com a formação do professor para exercer
tal função, não é um assunto que o professor tem que saber apenas como usar o
computador na sua disciplina, ele tem que saber desenvolver no contexto da
escola suas práticas pedagógicas.
4. Questionamentos
Concordamos que é essencial a presença da
informática na educação, pois ela aumenta o campo de conhecimento do aluno e do
professor. Mas será que o profissional que está responsável por “apresentar”
esse conhecimento está devidamente preparado?
5. Identificação do aluno
Jéssica
Pereira Gomes
Universidade
de Brasília - Pedagogia
2012
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